Uma doença que pode levar a pessoa ao desespero, falência financeira e moral. Perdas irreparáveis e rompimento de relacionamentos familiares. Algumas pessoas quando estão se sentindo tristes e solitárias tendem a buscar os shoppings  como uma compensação para seu sentimento de insatisfação. Também é uma forma de compensar sentimentos de baixa estima e outras sensações desagradáveis que ficam “camufladas” temporariamente, oferecendo alívio momentâneo.

No mundo de hoje há uma pressão para o consumismo, resistir não é uma tarefa fácil, principalmente para os compulsivos. Na maioria das vezes as escolhas frente às compras se devem ao emocional e não à razão.

Estudos já constataram que os aromas influenciam no campo do marketing, como por exemplo, menta e erva-doce que reduzem a sensação de estar em lugares fechados; aromas frescos dão a sensação de bem estar e liberdade; aromas de chocolates estimulam o bem estar e prazer. A sensação de entrar em uma loja com aroma de roupas novas estimula o indivíduo às compras e ao prazer. O olfato afeta positivamente o cérebro como o cheiro de fumaça ativa o cérebro de um fumante e o leva imediatamente acender um cigarro.

As cores representam um papel importante na vida humana. Algumas têm efeitos que deprimem e outras que estimulam. As marcas mexem com a personalidade do indivíduo, alguns tentam se satisfazer com marcas que lembram algum ídolo que faz a propaganda ou lembra o personagem das novelas ou filmes. Todo este conjunto de estímulos ocorre nas mentes humanas quando estão comprando, principalmente nos compulsivos. São tomados por todo este “torpor” e caminham por uma rota da falência, onde o prazer fala mais alto, como a droga, onde em algumas horas não há razão, apenas são guiados por uma profunda sensação de prazer em experimentar roupas, sapatos, joias, alimentos, tudo leva ao delírio.

Após retornar à realidade chega uma enorme sensação de fracasso,  vazio e desespero ao receber a fatura do cartão de crédito. Chegam a ter  sudorese, depressão e ansiedade até saldar as dívidas, quando é possível! O sofrimento de não comprar, leva a depressão e irritabilidade. Podemos chamar de abstinência. Na última fase da progressão da doença, o indivíduo ou tende a desenvolver outros vícios, ou uma falência generalizada. Dívidas irreparáveis, quando não há tratamento, dívida consigo mesmo.

A Greenwood oferece tratamento desse tipo de doença (tratamento para compulsão por compras) contando com uma equipe especializada para um atendimento sério e imediato, dando ao indivíduo uma recuperação emocional e familiar com possibilidade de reorganizar sua vida em relação às perdas, e principalmente de resgate da dignidade social frente aos setores públicos e aos órgãos de cobranças e reeducação financeira.

Dr. Juan Pablo e Monique Brandão sobre compulsão por compras, a Oniomania:

 

(Vídeo: Psic. Monique Brandão Freitas – sobre compulsão por compras, a Onomania.)

Alguns critérios da compulsão por compras:

  • Sensação de euforia e bem estar no ato de compra.
  • Gastos que superam três vezes ou mais o ganho mensal.
  • Conviver com dívidas
  • Falta de questionamento sobre a real necessidade de adquirir o objeto da compra.
  • Irritação quando não consegue comprar.
  • Possui objetos duplicados (por exemplo: duas blusas iguais, mas de cores diferentes).
  • Ter o hábito de emprestar dinheiro ou tomar empréstimos nos bancos.
  • Ter  causado problemas conjugais e familiares devido os gastos.
  • Já foi sinalizado por parentes/amigos sobre compras em exagero.
  • Fica angustiado depois de realizar compras.
  • Tem algum parente na família que desenvolveu algum tipo de compulsão? ex: dependência química,  compulsão por comida, jogo etc….
  • Compras de objetos que não são utilizados e sim guardados.
  • Não ser portador do diagnóstico de transtorno bipolar do humor.

OBS: ATENÇÃO estes critérios deverão ser avaliados minuciosamente pela equipe especializada para concluir o diagnóstico.