Uma doença que pode levar a pessoa ao desespero, falência financeira e moral. Perdas irreparáveis e rompimento de relacionamentos familiares. Algumas pessoas quando estão se sentindo tristes e solitárias tendem a buscar os shoppings como uma compensação para seu sentimento de insatisfação. Também é uma forma de compensar sentimentos de baixa estima e outras sensações desagradáveis que ficam “camufladas” temporariamente, oferecendo alívio momentâneo.
No mundo de hoje há uma pressão para o consumismo, resistir não é uma tarefa fácil, principalmente para os compulsivos. Na maioria das vezes as escolhas frente às compras se devem ao emocional e não à razão.
Estudos já constataram que os aromas influenciam no campo do marketing, como por exemplo, menta e erva-doce que reduzem a sensação de estar em lugares fechados; aromas frescos dão a sensação de bem estar e liberdade; aromas de chocolates estimulam o bem estar e prazer. A sensação de entrar em uma loja com aroma de roupas novas estimula o indivíduo às compras e ao prazer. O olfato afeta positivamente o cérebro como o cheiro de fumaça ativa o cérebro de um fumante e o leva imediatamente acender um cigarro.
As cores representam um papel importante na vida humana. Algumas têm efeitos que deprimem e outras que estimulam. As marcas mexem com a personalidade do indivíduo, alguns tentam se satisfazer com marcas que lembram algum ídolo que faz a propaganda ou lembra o personagem das novelas ou filmes. Todo este conjunto de estímulos ocorre nas mentes humanas quando estão comprando, principalmente nos compulsivos. São tomados por todo este “torpor” e caminham por uma rota da falência, onde o prazer fala mais alto, como a droga, onde em algumas horas não há razão, apenas são guiados por uma profunda sensação de prazer em experimentar roupas, sapatos, joias, alimentos, tudo leva ao delírio.
Após retornar à realidade chega uma enorme sensação de fracasso, vazio e desespero ao receber a fatura do cartão de crédito. Chegam a ter sudorese, depressão e ansiedade até saldar as dívidas, quando é possível! O sofrimento de não comprar, leva a depressão e irritabilidade. Podemos chamar de abstinência. Na última fase da progressão da doença, o indivíduo ou tende a desenvolver outros vícios, ou uma falência generalizada. Dívidas irreparáveis, quando não há tratamento, dívida consigo mesmo.
A Greenwood oferece tratamento desse tipo de doença (tratamento para compulsão por compras) contando com uma equipe especializada para um atendimento sério e imediato, dando ao indivíduo uma recuperação emocional e familiar com possibilidade de reorganizar sua vida em relação às perdas, e principalmente de resgate da dignidade social frente aos setores públicos e aos órgãos de cobranças e reeducação financeira.
Dr. Juan Pablo e Monique Brandão sobre compulsão por compras, a Oniomania:
(Vídeo: Psic. Monique Brandão Freitas – sobre compulsão por compras, a Onomania.)
Alguns critérios da compulsão por compras:
- Sensação de euforia e bem estar no ato de compra.
- Gastos que superam três vezes ou mais o ganho mensal.
- Conviver com dívidas
- Falta de questionamento sobre a real necessidade de adquirir o objeto da compra.
- Irritação quando não consegue comprar.
- Possui objetos duplicados (por exemplo: duas blusas iguais, mas de cores diferentes).
- Ter o hábito de emprestar dinheiro ou tomar empréstimos nos bancos.
- Ter causado problemas conjugais e familiares devido os gastos.
- Já foi sinalizado por parentes/amigos sobre compras em exagero.
- Fica angustiado depois de realizar compras.
- Tem algum parente na família que desenvolveu algum tipo de compulsão? ex: dependência química, compulsão por comida, jogo etc….
- Compras de objetos que não são utilizados e sim guardados.
- Não ser portador do diagnóstico de transtorno bipolar do humor.
OBS: ATENÇÃO estes critérios deverão ser avaliados minuciosamente pela equipe especializada para concluir o diagnóstico.